O Que é SEO – Search Engine Optimization
O que é SEO – Search Engine Optimization
Se você não sabe o que é SEO, vamos começar por definir o que significa esta sigla. SEO é a abreviação ou acrônimo para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca.
A definição de SEO, do ponto de vista técnico é:
“Conjunto de técnicas e ferramentas para a otimização dos elementos de um site para conquistar posições de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca.”
Em resumo, SEO é uma dimensão do marketing digital que busca através de técnicas próprias, conquistar o máximo de visibilidade na área de resultados orgânicos dos grandes buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.
Talvez você não tenha familiaridade com o termo Resultados Orgânicos, então, para que você consiga entender o que é SEO, desde os conceitos básico, até estratégias mais avançadas, vamos também definir este termo técnico do marketing de busca.
O que chamamos de Resultados Orgânicos, são os sites listados na área não paga das páginas de respostas do Google, ou seja, uma área onde você ganha visibilidade sem ter que investir um único centavo por isso.
Os primeiros resultados do que tecnicamente chamamos de SERP – Search Engine Results Page, ou páginas de respostas do Google, são Links Patrocinados, ou seja, links de empresas que pagam para serem listadas naquelas posições em função de pesquisas feitas por uma determinada palavra ou expressão.
Já os outros sites, que são listados na área de resultados orgânicos, estão ali, em função da sua relevância para a palavra-chave digitada pelo usuário naquela determinada busca. São resultados de um processo de seleção natural da Internet.
Então, resumindo o que é SEO, são técnicas que quando aplicadas ao seu site como um todo e cada uma de suas páginas, possibilitarão que você consiga conquistar posições de destaque no Google, sem que seja necessário pagar um único centavo por esta exposição.
1 – Quais são as vantagens do SEO?
Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é SEO, vamos ver as suas vantagens e por que você deve investir nesta dimensão do marketing digital.
A primeira de todas eu já apresentei, ou seja, conseguir uma exposição gratuita nas páginas de respostas do Google, Bing e outros buscadores, que são parada obrigatória para quem pesquisa sobre qualquer assunto, produto ou serviço.
A segunda vantagem para quem investe em SEO é trazer para o seu site, o que chamamos de tráfego qualificado, aquele tráfego com altíssimo potencial de conversão, consumidores quase que imediatos.
Outra das vantagens do SEO é a geração de tráfego contínuo. Em situações de contingenciamento de verbas, como a que vimos na pandemia do COVID-19 durante 2020, o tráfego de SEO permanece estável.
Mesmo em uma situação de contingenciamento de verbas de marketing, o tráfego de SEO está presente, pois não necessita de investimentos diretos como a mídia paga, como Google Ads, Facebook Ads e outras.
Em suma, o que é SEO? É uma garantia de que o seu site não irá ficar sem tráfego, seja em que situação for, com verba para mídia paga ou sem ela. Você conhece um cenário melhor que esse? Se souber me conta publicando um comentário aqui no artigo.
2 – Como funciona o SEO?
Depois destas explicações iniciais sobre o que é SEO, vamos agora ver como se faz isso na prática, como isso realmente acontece no dia a dia do marketing digital.
O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca, é composto basicamente de quatro dimensões, que precisam trabalhar juntas, para que esta técnica dê realmente resultados em termos de acessos ao seu site.
Estas dimensões são:
- SEO Estrutural – É um conjunto de técnicas que você deve aplicar justamente na estrutura do seu site, para que ele possa ser bem posicionado nas páginas de respostas do Google. Para saber mais sobre esta etapa do processo de otimização de sites, leia o nosso artigo O Que é SEO Estrutural;
- SEO On-page – São técnicas de SEO que aplicamos em cada uma das páginas do nosso site. Itens como palavras-chave, meta tags, tags HTML e links de conteúdo, são trabalhados de forma a posicionar cada uma de suas páginas em destaque nas pesquisas. Para saber mais, leia o nosso artigo O Que é SEO On-page;
- SEO Off-page – Nesta dimensão do SEO, trabalhamos na construção da popularidade do site em outros players online, como sites, blogs, redes sociais, bookmarks e diversas outras fontes de tráfego disponíveis na Internet. Para conhecer um pouco mais sobre esta dimensão, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é SEO Off-page;
- SEO On-SERP – Essa é a mais recente dimensão do SEO, que envolve a forma como os seus links são apresentadas nas páginas de respostas do Google. O que é SEO se não conseguir se destacar nas páginas de respostas de pesquisas? É justamente aí que tratamos desta dimensão, que você pode conhecer melhor lendo o nosso artigo O Que é SEO On-SERP.
Como você pode ver, o SEO envolve diversos aspectos de um site, por isso, estas dimensões não podem ser tratadas individualmente. Um dos grandes mitos sobre SEO é que se pode trabalhar em apenas uma das dimensões e ter resultados positivos.
3 – Como determino em quais pesquisas meu site será exibido?
A essência do SEO está na escolha das palavras-chave corretas para a exibição do seu site. Chamamos de palavras-chave, aquelas expressões pelas quais os usuários fazem pesquisas, que podem levar tráfego para o seu site.
Esse é um elemento tão importante, que as vezes quando me perguntam o que é SEO eu costumo responder que é a arte de saber escolher as palavras-chave corretas para o momento de busca dos usuários.
A escolha de palavras-chave é metódica e envolve diversas ferramentas especializadas, em um trabalho que busca integrar toda a estratégia de marketing digital em sua execução. Não é por outro motivo que no SEO MasterClass dedicamos um módulo inteiro a este elemento.
4 – Quanto custa o SEO?
O custo de se criar e implementar uma estratégia de SEO se resume à qualificação da sua equipe e de algumas ferramentas de pesquisa e acompanhamento.
Em nosso curso SEO MasterClass, tentamos manter no menor patamar possível, justamente para fazer um contraponto às opções de mídias pagas.
O maior investimento em termos de SEO está justamente na qualificação, pois uma das coisas mais interessantes no marketing digital é que ele coloca todas as empresas em um patamar único, onde o diferencial está justamente na qualificação técnica.
Gosto de comparar o custo de SEO ao que seria pago em anúncios no Google Ads. Se você fizer este cálculo verá que vale muito mais a pena investir em SEO do que em anúncios exibidos na rede de pesquisa do Google. O que é SEO? É fazer uma enorme economia!
Principais perguntas sobre o que é SEO – FAQ
É natural que as pessoas que estão interessadas em saber o que é SEO tenham algumas perguntas que são clássicas em termos de otimização de sites.
Com a experiência que temos em mais de quinze anos na área de cursos sobre SEO e marketing digital, reunimos abaixo algumas das principais dúvidas sobre o que é SEO e outros assuntos relacionados a esse tema.
Como usar o SEO no marketing digital?
O SEO é uma das estratégias mais importantes no marketing digital, pois é ela que garante a sua exposição nas páginas de respostas das pesquisas realizadas nos grandes buscadores.
Ao usar o SEO no marketing digital, você deve focar em conquistar posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, seja no SEO Amplo ou no SEO Local.
Preciso saber programar para trabalhar com SEO?
Definitivamente não. O que é SEO se não ajustes nos elementos do site? Por isso, as plataformas para criação de sites, blogs e lojas virtuais já vêm com recursos para que você faça um excelente trabalho de SEO sem que seja necessário saber absolutamente nada de programação.
Um bom exemplo disso é o WordPress, plataforma para gerenciamento de conteúdo para criação de qualquer tipo de site, que possui as melhores ferramentas para SEO incorporadas à sua estrutura e com ótimas opções de plugins para executar essa tarefa.
Qual o prazo de retorno de ações de SEO?
Uma estratégia de SEO tem um prazo de retorno de médio/longo prazo, pois depende da análise do algoritmo do Google, o que foge do controle do analista de SEO em si.
Temos estratégias que podem acelerar este processo, mas é certamente uma estratégia que precisa de um prazo de maturação.
Posso implementar uma estratégia de SEO em um site já existente?
É claro que sim. Muito embora um projeto de SEO deva ser aplicado logo na fase de planejamento de um site, blog ou loja virtual, nunca é tarde para iniciar a implementação deste processo.
Mesmo com sites que não foram pensados em termos de SEO, podem ter seus conteúdos adaptados para se destacarem nas páginas de respostas dos grandes mecanismos de busca.
Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o que é SEO e como ele funciona, basta postar na área de comentários deste artigo e nossa equipe terá imenso prazer em responde-la.
Como aprender SEO e onde?
Agora que você já sabe exatamente o que é SEO, provavelmente está se perguntando, como aprender as técnicas e conhecer as ferramentas para colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google.
O domínio das técnicas de SEO é uma capacitação continuada, já que os buscadores estão sempre atualizando seus algoritmos e critérios de classificação dos sites, mas é preciso começar por algum lugar, não concorda?
Nossa indicação para esta capacitação inicial é começar pelo curso de SEO mais completo e atualizado do Brasil, o SEO MasterClass.
Nele você encontrará um treinamento intensivo nas técnicas de SEO, que cobre desde os pilares desta especialização do marketing digital, até as técnicas mais avançadas de otimização de sites para ferramentas de busca.
O curso SEO MasterClass foi feito para formar profissionais top de linha em otimização, pois não existe espaço para amadorismo e improviso neste mercado hoje em dia. Para saber mais detalhes da SEO MasterClass, clique aqui.
Agora que você já sabe o que é SEO, o que acha de colocar esta ferramenta de marketing digital no topo das suas prioridades? Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.