SEO no Jornalismo – Função e Técnicas

SEO Para Jornalistas

SEO no jornalismo e sua importância

A aplicação de técnicas de SEO no jornalismo é um movimento irreversível no caminho da incorporação das técnicas digitais ao trabalho jornalístico.

Chega a ser difícil entender como o processo de otimização de sites para ferramentas de busca ainda não faz parte da grade de universidades de jornalismo e comunicação aqui no Brasil, já que lá fora muitas delas já incorporaram essa matéria.

No momento atual da comunicação online, a incorporação do SEO no jornalismo é fundamental, sob o risco de o conteúdo produzido não conseguir ser encontrado, ou cair no esquecimento poucos dias depois de ser veiculado.

Se na imprensa convencional o dito “a notícia de hoje embala o peixe de amanhã” era voz corrente, no jornalismo online ela se perpetua quando conquista posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google por exemplo.

O que é SEO no jornalismo

O que chamamos de SEO – Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas aplicadas à estrutura de um site, seu conteúdo e relacionamento com outros sites, que possibilitam que estes sites e suas páginas ocupem posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

No caso do SEO no jornalismo, temos a aplicação destas técnicas ao conteúdo desenvolvido, para que ele conquiste posições de destaque nos buscadores, preferencialmente na primeira página, e mais ainda, entre as três primeiras posições orgânicas da relação de links.

A aplicação das técnicas de SEO no jornalismo, não interferem de maneira alguma com o conteúdo produzido, como alguns profissionais, ainda desinformados, as vezes alegam.

A aplicação destas técnicas só agrega valor ao conteúdo jornalístico  conquistando um espaço maior para a informação.

Qual é o seu impacto sobre o trabalho

O resultado imediato da aplicação das técnicas de SEO no jornalismo é uma exposição bem maior do conteúdo produzido, nas páginas de respostas dos buscadores, aumentando seu potencial de comunicação em função de um alcance maior de leitores.

Do ponto de vista do site que publica este conteúdo, os benefícios também são incontestáveis.

Um texto bem colocado nas páginas de respostas dos buscadores gera mais tráfego para o site e ainda por cima aumenta sua relevância junto aos buscadores.

O resultado disso é que sendo considerado um site relevante, fica cada vez mais fácil colocar outras páginas em posições de destaque, pois quanto mais posições destaque um site consegue, maior a Autoridade do Domínio.

Críticas ao uso do SEO na produção jornalística

Por desconhecimento do que venha a ser realmente SEO e de que forma ele pode ser aplicado ao trabalho jornalístico, alguns profissionais ainda são muito resistentes a adoção desta técnica.

A alegação desses profissionais é a de que a aplicação das técnicas de SEO no jornalismo afetaria a qualidade do trabalho de imprensa online em detrimento de se conseguir boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Esse argumento é totalmente infundado, pois é perfeitamente possível aplicar as técnicas de SEO no jornalismo sem que haja qualquer interferência no que diz respeito à qualidade do material produzido.

Na verdade, a incorporação destas técnicas caminha justamente no sentido da excelência do trabalho jornalístico.

Uma das funções do jornalista é comunicar, e por isso, se ele produz um conteúdo que, em função das técnicas de SEO aplicadas em sua elaboração, consegue uma maior exposição nas páginas de respostas dos buscadores, sua capacidade de comunicação é ainda maior.

SEO no Jornalismo

Outros impactos do SEO no jornalismo

A questão do SEO no jornalismo vai muito além da aplicação de técnicas de otimização para ferramentas de busca na elaboração de artigos e reportagens.

Como os jornalistas atualmente estão em fina sintonia com as mídias sociais, conhecer as técnicas de SEO para redes sociais é igualmente importante.

Sabemos que as menções nas redes sociais ajudam a posicionar a página de um site ou blog, em destaque nas páginas de respostas do Google, no que chamamos de SEO Off-Page.

Por isso, complementar a matéria publicada em um veículo de comunicação, com uma postagem destacada nas redes sociais é uma ótima estratégia de SEO para jornalistas.

Se o perfil no qual você estiver trabalhando teve um bom trabalho de Social Media Optimization – SMO, é possível inclusive conseguir até mesmo que a postagem seja listada no Google.

No mundo digital em que vivemos hoje, todos os canais se comunicam, por isso mesmo, o trabalho de SEO no jornalismo se torna cada vez mais amplo.

Como isso afeta a carreira do jornalista

Do ponto de vista profissional, o domínio das técnicas de SEO por parte do jornalista, é um diferencial profissional decisivo nos dias de hoje.

Em um momento em que grande parte dos órgãos de imprensa se volta para o jornalismo digital, estar capacitado é fundamental.

Durante a onda de demissões ocorrida nas grades redações no Brasil, notou-se que os profissionais que estavam mais capacitados para atuarem no ambiente online, já que o reposicionamento dos grandes veículos tem como direção, justamente o jornalismo online.

Além desta vantagem competitiva no mercado de trabalho, o jornalista que domina as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca ainda pode gerar uma boa renda trabalhando por conta própria, seja com trabalho freelancer ou ganhando dinheiro com o Google AdSense em um blog próprio.

Na medida em que a tecnologia evolui, as questões relativas ao SEO no jornalismo vão ficando mais claras e sua necessidade cada vez mais imperativa.

Em nosso Curso de SEO Online e em nosso Programa de Mentoria em SEO, temos notado um número cada vez maior de jornalistas buscando capacitação nessa área.

Mantenha-se em dia sobre sobre as técnicas de SEO no jornalismo e outros assuntos relativos ao marketing de busca, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

Por Published On: 12/04/2024

2 Comments

  1. c42eff1f235a3f153fece7795bda2459
    Amy 21/04/2024 at 23:56 - Reply

    O problema do uso do SEO no jornalismo é que os profissionais acabam ficando mais preocupados com a posição no GFoogle do que na informação em si.

    • 2b834e897ae2bb6e3d4896fb91adaab9
      Alberto Valle 22/04/2024 at 00:47 - Reply

      Olá Amy

      Essa é uma das grandes armadilhas que os jornalistas ppodem cair em termos de Search Engine Optimization. O SEO no jornalismo deve ser encarado como uma ferramenta, mas não como um objetivo em si.

      Um grande abraço!

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