O Que é SEO Estrutural e Como Funciona

O que é SEO Estrutural

O que é SEO Estrutural e como funciona esta técnica

Chamamos de SEO Estrutural o conjunto de técnicas de Search Engine Optimization que são aplicadas na estrutura do site e seus sistemas acessórios visando melhorar o posicionamento das suas páginas no resultado de buscas realizadas em mecanismos de pesquisa.

O trabalho de SEO consiste da utilização de uma série de técnicas e estratégias, que são aplicáveis às diversas dimensões de um site, blog ou loja virtual, buscando maior exposição nas ferramentas de busca.

No caso do SEO Estrutural, trabalhamos com um conjunto de técnicas que são aplicadas à própria estrutura do site, para que junto com outras dimensões de search, possamos garantir a encontrabilidade de suas páginas e destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Entender o que é SEO Estrutural, sua importância e reflexos que tem sobre as outras dimensões do processo de otimização de sites é uma condição básica para que você tenha sucesso nesta área.

Neste artigo vamos mostrar a você o que é SEO Estrutural, qual a sua importância para o processo de SEO como um todo e alguns dos principais pontos a serem observados na hora de começar a preparar a estrutura para otimização de sites.

SEO Estrutura - Técnicas de SEO aplicadas na estrutura do site, loja virtual ou blog

SEO Estrutural no contexto das quatro dimensões do SEO

Para que você possa entender melhor o que é SEO Estrutural, e contextualizá-lo no processo de otimização de sites, é importante mostrar as diferentes dimensões do SEO.

O trabalho de SEO é desenvolvido em quatro etapas distintas, sendo cada uma responsável por um dos aspectos básicos do processo de otimização de sites para ferramentas de busca:

  • SEO Estrutural – Técnicas de SEO aplicadas à estrutura de um site, blog ou loja virtual visando destaca-lo nas páginas de respostas dos mecanismos de busca;
  • SEO On-page – Técnicas de SEO aplicadas individualmente a cada uma das páginas o site para posicioná-las nos primeiros lugares das páginas de respostas dos buscadores – veja detalhes;
  • SEO Off-page – Estratégias de SEO que visam gerar backlinks para as páginas de um site e com isso destaca-las nas páginas de respostas dos motores de busca – veja detalhes;
  • SEO On-SERP – Técnicas de SEO que visam destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, através de snippets especiais de maior atratividade e visibilidade – veja detalhes.

Cada uma das estratégias de SEO foca em um determinado aspecto da otimização para ferramentas de busca.

No caso do SEO Estrutural, nossos esforços terão como foco, a aplicação de técnicas de otimização na própria estrutura do site, ou seja, no alicerce que servirá como base para as outras etapas de SEO.

Qual a importância do SEO Estrutural?

O SEO Estrutural é a primeira etapa do processo de otimização de sites para ferramentas de busca e fundamental para o desenvolvimento, das outras três dimensões do SEO. Podemos dizer que é a base para todo o processo.

O que é SEO Estrututal

Um dos erros de SEO mais comuns é se começar o processo de otimização de sites pelo SEO On-page, o que para quem está iniciando, parece ser a coisa mais óbvia, mas não é assim que a coisa funciona.

O marketing de busca é sem dúvida alguma uma das estratégias de marketing mais importantes para a geração de tráfego em um site, mas sua estrutura precisa ser respeitada.

Como fazer o trabalho se SEO Estrutural em seu site

Agora que você já tem uma boa ideia inicial sobre o que é SEO Estrutural e seus princípios básicos, vamos então partir para parte prática e detalhar como aplicar as técnicas de SEO Estrutural em seu site.

Como dito anteriormente neste artigo as técnicas de SEO Estrutural, são aplicadas nos diversos elementos que compõem um site, como suas seções, páginas e outros elementos técnicos que fazem parte do site como um todo.

Vejamos então, quais são os principais pontos do processo de SEO Estrutural que você deve prestar atenção.

1 – Provedor de hospedagem

O que é SEO Estrutural se não cuidados que você deve ter com a própria estrutura do seu site? Por isso, a primeira coisa a ser feita é hospedá-lo em um provedor de alta performance.

O Google simplesmente odeia sites lentos, com tempo de resposta longo para carga de páginas. Por isso, escolha sempre um provedor de hospedagem de ótimo desempenho.

2 – Plataforma do site

A plataforma, ou seja, o sistema que você utiliza para criação do seu site, como o WordPress, por exemplo, tem um papel importantíssimo no SEO Estrutural.

Boas práticas de programação, recursos para a implementação das técnicas de otimização de sites são alguns pontos que devem ser observados.

3 – Estrutura do site

Outro ponto importante no SEO estrutural é a questão de organização das seções que compõem o site. Na verdade, estamos falando aqui de usabilidade.

Por exemplo, um dos maiores erros de SEO no e-commerce é não considerar a hierarquisação de estruturas de categorias de produtos e produtos, trabalhando ambas no mesmo nível.

Hierarquize de forma correta as diversas seções do site, e faça com que elas se comuniquem através de links, dentro de uma lógica em termos de navegação e também no que diz à semântica das palavras-chaves.

4 – Recursos técnicos acessórios

Em SEO temos alguns recursos técnicos que muito embora não sejam aparentes, são fundamentais para que você consiga boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Itens como Robots.TXT, mapa do site em XML e outros recursos de orientação para buscadores como Google e Bing, são essenciais para ser bem posicionado nas SERPs.

5 – Integração com ferramentas do Google

Além das questões do site em si, é na etapa de SEO de estrutura que fazemos a integração com ferramentas externas que de certa forma fazem parte do processo de SEO.

Por exemplo, é aí que fazemos a conexão do site com o Google Search Console, o Google Analytics, Google Tag Manager e algumas outras ferramentas que nos ajudam no processo de otimização.

Quando fazemos um planejamento estratégico de SEO, o primeiro item a ser discutido é justamente a adequação do site, sua hospedagem, plataforma e recursos para a execução do serviço de otimização do site.

Da mesma forma, quando fazemos uma auditoria de SEO, um dos primeiros pontos a ser analisado é também a estrutura que este conjunto oferece, até porque isso tem um impacto profundo no Crawl Budget e outros aspectos técnicos de SEO.

Por isso sempre digo que o trabalho de SEO começa na base, ou seja na própria estrutura do elemento a ser otimizado.

Perguntas frequentes sobre SEO Estrutural

Abaixo listamos algumas das perguntas mais frequentes sobre SEO Estrutural, para que você possa criar seu site, o reformular um já existente, de forma a conseguir maior exposição nas páginas de respostas do Google e outros grandes buscadores.

Posso otimizar um site sem me preocupar com SEO estrutural?

Definitivamente não. Como disse anteriormente, o SEO de estrutura é a base de todo o processo de Search Engine Optimization. Não dá para começar a construir um prédio pelo segundo andar.

Preciso saber programar para fazer SEO de estrutura?

Necessariamente não. A maioria das plataformas de conteúdo e plataformas de e-commerce já vem dotadas de recursos para implementarmos as técnicas de SEO estrutural de forma adequada.

Posso fazer um bom trabalho de SEO estrutural em qualquer site?

Sim. Mesmo que você tenha um site que foi desenvolvido em uma plataforma exclusiva, é possível fazer um bom trabalho de SEO de estrutura, só que neste caso você precisará do suporte de um desenvolvedor.

Se você tiver uma outra dúvida sobre o que é SEO Estrutural, suas técnicas e aplicações, deixe a sua pergunta em nossa área de comentários.

O que é SEO Estrutural

SEO Estrutural no curso SEO MasterClass

No curso SEO MasterClass, começamos a apresentação das quatro dimensões do SEO justamente pelo SEO Estrutural, uma vez que esta é uma etapa fundamental para a construção de um site de alto potencial de rankeamento nas páginas de respostas do Google.

Sabendo o que é SEO Estrutural, você poderá adequar as diversas páginas, seções e outros elementos do seu site para conseguir posições de destaque nas pesquisas feiras nas ferramentas de busca. Mantenha-se em dia com este e outros conceitos de SEO, assinando a nossa Newsletter.

Por Published On: 19/02/2024

2 Comments

  1. 93cf284c811664fc670cfc64d62eaf5d
    Cristiano 28/06/2020 at 19:41 - Reply

    É curioso como a maioria das pessoas não dão muita atenção a essa questão do SEO estrutural. Se preocupar com SEO onpage e SEO offpage é um trabalho complementar. Se a base do site não ajuda, não vão funcionar.

    Parabéns pelo artigo!

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 28/06/2020 at 23:39 - Reply

      Olá Cristiano

      Isso é um fato. O SEO de estrutura é o primeiro passo na hora de otimizarmos um site. É claro que o SEO On-page, Off-page e On-Serp são importantes, mas como você vai trabalhar estas dimensões, se a base não está devidamente otimizada? Não faz o menor sentido, não concorda?

Leave A Comment