O Que é SEO On-SERP e Como Funciona

O que é SEO On-SERP

O que é SEO On-SERP e como funciona esta técnica

Se você ainda não ouviu falar em SEO On-SERP, não é preciso se assustar, porque esta é uma dimensão do trabalho em otimização de sites para ferramentas de busca, relativamente nova.

O jogo de SEO está mudando e já se vão longe os dias em que tudo o que você precisava para colocar um site na primeira posição do Google era uma escolha de palavras-chave e alguns backlinks.

Os resultados de busca orgânica do Google estão se tornando muito mais do que dez links azuis, em parte porque alguns destes links agora são mais ricos e interativos, fazendo com que destaquem dos outros.

Em compensação, os links “tradicionais” estão sendo cada vez menos clicados, já que não possuem o apelo visual que os novos Snippets, listagens de páginas, oferecem.

O resultado disso é que em termos de otimização de sites para ferramentas de busca, temos agora mais um elemento para otimizarmos, a aparência do resultado na SERP – Search Engine Results Page, ou página de respostas do Google.

Para que você possa se atualizar em termos das novas tendências em termos de SEO, vamos ver o que é SEO On-SERP e o que você deve fazer para destacar ainda mais suas páginas nas pesquisas feitas no Google.

O que chamamos de SEO On-SERP – Search Engine Results Pages

Um novo conceito está substituindo a abordagem tradicional de SEO. Em vez de monitorar e melhorar os rankings orgânicos, você precisa adotar uma estratégia mais integrada: SEO na SERP.

No processo se otimização de sites para ferramentas de busca, sempre estivemos acostumados a trabalhar com dois parâmetros principais:

  • SEO Estrutural – Técnicas de SEO aplicadas à estrutura de um site, blog ou loja virtual visando destaca-lo nas páginas de respostas dos mecanismos de busca – veja detalhes;
  • SEO On-page – Técnicas de SEO aplicadas individualmente a cada uma das páginas o site para posicioná-las nos primeiros lugares das páginas de respostas dos buscadores – veja detalhes;
  • SEO Off-page – Estratégias de SEO que visam gerar backlinks para as páginas de um site e com isso destaca-las nas páginas de respostas dos motores de busca – veja detalhes;
  • SEO On-SERP – Técnicas de SEO que visam destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, através de snippets especiais de maior atratividade e visibilidade.

Com a evolução natural da tecnologia dos mecanismos de busca e sua verdadeira obsessão pela usabilidade, temos agora uma quarta camada neste processo, que é o que chamamos de SEO On-SERP.

1 – Resultados com Rich Snippets são mais atraentes

Em nosso Curso de SEO, sempre chamamos atenção para a importância dos Snippets, link para páginas nas páginas de respostas do Google, como elementos de comunicação a serem otimizados para receberem mais cliques.

Com a evolução da forma de apresentação destes resultados, este aspecto do trabalho de SEO passou a ser ainda mais importante.

Nos últimos tempos tivemos modificações profundas nesta área. Primeiro surgiram os Rich Snippets, exibição de resultados com elementos diferenciados, como thumbnails do conteúdo, como na imagem abaixo.

Exemplo de SEO On-SERP

A presença da imagem neste snippet especial para receitas, ele se destaca dos outros, o que gera um aumento dos cliques, justamente porque ele se destaca dos outros.

Além da thumbnail, temos também as estrelas de classificação do conteúdo desta página, o que ajuda a destaca-la visualmente na SERP, e também informações nutricionais, número de comentários e tempo de preparo.

Mais recentemente, tivemos a chegada dos Features Snippets, ou resultados em destaque, também conhecido como Posição Zero do Google, como o que destacamos na imagem abaixo.

O que é SEO On-SERP

Os Features Snippets têm duas vantagens. A primeira é que eles possuem uma grande área de exposição, adiantando bastante o conteúdo.

Além disso, exibem imagens, como no exemplo anterior, que destacam ainda mais este resultado.

Os resultados de vídeos também são um bom exemplo de snippets em destaque, pois trazem também em sua descrição, imagens que formam um carrossel de vídeos, como o que mostramos abaixo.

SEO On-SERP de Vídeos

Além destes três casos, temos também as perguntas mais frequentes, como a que mostramos na imagem abaixo, que também apresentam um elevado número de cliques.

2 – Por que o SEO On-SERP é um tópico tão popular?

O SEO na SERP não é um conceito novo, mas à medida que as SERPs do Google se tornam mais ricas e interativas, o foco apenas nas 10 posições padrão é – continuará a se tornar – cada vez menos uma questão de vida ou morte para os profissionais de SEO.

Na verdade, essa discussão ficará cada vez mais complicadana medida que vamos pesquisando os motivos técnicos.

Desde que os snippets em destaque do Google foram duplicados em 2019, não há mais uma resposta única para uma pergunta muito frequente: Devo tentar buscar o primeiro lugar nas listagens do Google ou me destacar através de Rich Snippets?

É aqui que o conceito de SEO On-SERP entra em jogo. Seria mais interessante aplicar as técnicas de SEO On-SERP e destacar a página no topo das buscas ou seria mais interessante se contentar com a primeira posição na busca orgânica do Google?

3 – Qual o impacto dos Snippets de destaque sobre os acessos ao site?

Todo. Como eu disse anteriormente, por serem mais destacados e ricos em termos de elementos de comunicação visual, os snippets em destaque tendem a atrair mais cliques. Por isso podemos dizer que o SEO On-SERP é a nova dimensão do SEO.

Uma pesquisa feita pela Ahref, ferramenta de SEO consagrada pelos especialistas, mostra que um Features Snippet na verdade “rouba” cliques do site listado em primeiro lugar dos resultados orgânicos.

Impacto do SEO On-SERP

Isso coloca um pouco mais de fogo na discussão sobre o que vale mais a pena, ter uma página em destaque como Featured Snippet ou ocupar o primeiro lugar da listagem de resultados orgânicos.

Quer saber a minha opinião? Eu prefiro o Features Snippet por sua maior área de exposição e o destaque em termos de elementos de comunicação.

4 – Como fazer o SEO On-SERP?

Não existe uma resposta única para esta resposta. O SEO On-SERP depende do tipo de Rich Snippet que você deseja conquistar.

O Featured Snippet, por exemplo, é conquistado em função da relevância da página para a pesquisa feita.

Neste caso são fatores de otimização o conteúdo, Autoridade do Domínio, as meta tags Title e Description e outros fatores descritos pelo próprio Google.

Em outras situações, como os snippets de receitas, reviews e outros, você precisará de codificações HTML especiais, conhecidos como Dados Estruturados.

Estas marcações são determinadas por um padrão conhecido como Schemas, que você pode conhecer clicando aqui.

Se você estiver usando a plataforma WordPress, o trabalho fica bem mais fácil, pois existem diversos plugins, como o All In One Schema Rich Snippets, que podem ajudar você a realizar este trabalho de SEO no WordPress.

Outra dica sobre SRO On-SERP é, se você tiver um canal no YouTube, é caprichar em termos de SEO para YouTube, para fazer com que a Thumbnail do vídeo entre como destaque na listagem.

Perguntas frequentes sobre SEO On-SERP

Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o que é SEO On-SERP e como aplica-lo nas páginas de um site, para que elas consigam ser listadas como Rich Snippets ou então como uma outra formatação destacada.

Qualquer tipo de site deve fazer um trabalho de SEO On-SERP?

Sim, desde que o conteúdo do site se encaixe em uma das categorias de Rich Snippets proposta dela Schema ou então uma das formas de destaque do Google, como Featured Snippets, vídeos, negócio locais e outros.

É possível conseguir que um site novo seja listado com Rich Snippet?

Sim. É claro que isso não acontece da noite para o dia, mas se você seguir as recomendações técnicas mencionadas neste artigo e implementar a codificação de dados estruturados em seu site, mesmo sendo novo ele será listado como Rich Snippet.

O Rich Snippet exclui o site da listagem orgânica convencional?

Na maioria dos casos sim, pois não faz sentido para o Google exibir a mesma página em duas posições na listagem. Isso na verdade não é problema, pois como citamos no artigo os Rich Snippets recebem um número maior de cliques que a listagem convencional.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que é SEO On-SERP, pedimos que deixe o seu comentário e teremos muito prazer em responder.

SEO On-SERP no curso SEO MasterClass

Por acreditarmos que o SEO On-SERP é o futuro das dimensões de Search Engine Optimization, em nosso curso SEO MasterClass, fizemos questão de incluir um módulo inteiro sobre SEO On-SERP, para que os participantes possam dominar as técnicas para se conseguir este tipo de destaque nas páginas de respostas do Google.

Agora que você já sabe o que é SEO On-SERP, o que acha de conseguir mais visibilidade para o seu site através da aplicação desta nova dimensão de otimização de sites para ferramentas de busca. Mantenha-se em dia com esta e outras técnicas assinando a Newsletter da SEO MasterClass.

Por Published On: 13/04/2024

6 Comments

  1. 689db092b40dbea6eb5202c8527bfb43
    Tiago Ferraz 28/06/2020 at 19:37 - Reply

    Gostei bastante dessa abordagem de SEO On-SERP. Como estou dando meus primeiros passos em otimização de sites, achava que os snippets eram criado por critérios próprios do Google em função da relevância do site.

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 28/06/2020 at 19:54 - Reply

      Olá Tiago

      Agradecemos o seu comentário. Realmente, a questão do SEO On-SERP é bem recente e pelo que estamos vendo, vai crescer em importância nos próximos anos.

      Um grande abraço e sucesso!

  2. d04055595536c6e9b19944e5aeb4d7b0
    Jovan 19/02/2024 at 18:03 - Reply

    Qual o impacto dessas técnicas e SEO on-serp no tráfego do site?

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 25/02/2024 at 13:43 - Reply

      Olá Jovan!

      O impacto das técnicas de SEO On-SERP sobre o tráfego é simplesmente um aumento significativo da taxa de cliques. Quando você conquista uma posição de destaque em áreas especiais da SERP – Search Engine Result Pages, como a “posição zero” por exemplo, a sua exposição é muito maior, favorecendo assim o clique no link. Outro exemplo é quando você cadastra uma empresa no Google Meu Negócio. Pelo seu link está em destaque, o impacto sobre o SEO Local é gigantesco.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe SEO MasterClass

  3. 7c204dd0eb28216b01678db19c0eff49
    Ananias 15/04/2024 at 18:53 - Reply

    Achei bacana a explicação sobre o que é SEO On-Serp, mas como fazer isso se é o próprio Google que controla quem recebe destaque ou não?

    • 2b834e897ae2bb6e3d4896fb91adaab9
      Alberto Valle 15/04/2024 at 20:24 - Reply

      Olá Ananias!

      Fiquei muito satisfeiro em saber que a minha explicação sobre SEO On-SERP despertou seu interesse.

      Quanto ao fato do SEO On-SERP ser controlada pelo Google, para nós que temos uma formação em SEO, não é novidade.

      Afinal de contas, no SEO, sempre estamos dependendo de como o algoritmo do Google interpreta a informação.

      Por exemplo, no trabalho de SEO On-page, por mais técnico que seja, sempre vais depender do entendimento do Google, sobre a relevância ou não da páginas ou post.

      Um grande abraço e sucesso Ananias!

      Alberto Valle

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