SEO Para Shorts no YouTube

SEO Para YouTube Shorts

Técnicas de SEO para Shorts no YouTube – Como Aplicar

Para quem está interessado em sabem como aplicar as técnicas de SEO para Shorts no YouTube, esse artigo vem bem a calhar.

O mais recente formato de vídeo curto a entrar no espaço das mídias sociais, YouTube Shorts parece estar na mente de muitos criadores de conteúdo atualmente.

Desde como funciona o algoritmo dos Shorts até como você pode monetizar esse novo formato de vídeos, os criadores querem saber o que possível ser feito com essa nova mídia.

Se você decidiu começar a subir vídeos no YouTube Shorts, como parte da sua estratégia de marketing nas mídias sociais, provavelmente está se perguntando como pode aproveitar ao máximo esse novo formato.

Como você pode garantir que seu conteúdo seja notado? O que você pode fazer para aumentar seu alcance e obter mais visualizações?

Bem, algumas das respostas a essas perguntas passam por descobrir como funciona o SEO para Shorts no YouTube.

Continue lendo para conhecer seis estratégias que podem ajudar a aumentar a descoberta do conteúdo do seu Shorts.

O que é SEO?

Antes de mergulharmos a fundo na questão do SEO para YouTube Shorts, vamos definir primeiro o que é SEO.

A sigla SEO é o acrônimo para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

Essa é uma técnica usada por profissionais de marketing e criadores de conteúdo para fazer com que seu conteúdo se destaque nos resultados de pesquisas nas pesquisas feitas nos grandes buscadores, como o Google.

Embora as estratégias de SEO sejam normalmente usadas para classificar conteúdo na Pesquisa Google, elas podem ser adotadas para qualquer plataforma que possua um mecanismo de pesquisa.

Isso significa que seu conteúdo pode se beneficiar do SEO, seja no YouTube, Instagram, LinkedIn ou TikTok. Para saber mais detalhes, sugerimos que você leia o nosso artigo SEO Para Redes Sociais.

Como Aplicar as Técnicas de SEO nos Shorts do YouTube?

Usar estratégias de SEO para Shorts no YouTube pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo, fazendo com que seus vídeos sejam exibidos nos feeds de recomendações dos usuários e nos resultados de pesquisa.

Sem a aplicação dessas técnicas, seus Shorts ainda podem ser descobertos pelos usuários e potencialmente obter muitas visualizações. No entanto, eles não terão tanta chance quanto o conteúdo do Shorts otimizado para pesquisa.

Com um pouco de trabalho de preparação e pensamento estratégico, você pode usar o SEO para Shorts no YouTube para obter mais visualizações e aumentar seu número de inscritos.

Dicas de SEO para YouTube Shorts

Confira abaixo algumas dicas básicas para a aplicação das técnicas de SEO em YouTube Shorts e destaque seus vídeos nas sugestões feitas pela plataforma e obtenha mais visualizações.

1 – Contextualize os YouTube Shorts em Sua Estratégia de Conteúdo

Se quiser que o conteúdo do seu Shorts apareça nos feeds dos usuários, você precisa criá-lo com uma intenção específica em mente.

Como criar Shorts é mais rápido e fácil do que criar vídeos longos, você pode ficar tentado a enviar apenas um monte de conteúdo. Não faça isso!

Antes de começar a experimentar este novo formato, você deve considerar como os Shorts podem contribuir para o crescimento geral do seu canal no YouTube.

Em um vídeo do Creator Insider, o gerente de produto do YouTube, Pierce Vollucci, recomenda que os criadores pensem em como os Shorts podem se encaixar em sua estratégia geral de conteúdo.

Por exemplo, se você é especialista em conteúdo de beleza, pode usar Shorts para criar tutoriais de maquiagem rápidos e curtos.

Para que sua estratégia de conteúdo dê certo, você precisa ter um plano antes de começar a postar o conteúdo do Shorts.

2 – Descubra o Que Seu Público Quer Ver

Um dos maiores erros em termos de produção de criação de conteúdo para o YouTube é direcionar seus esforços para tentar hackear o algoritmo, ao invés de se preocupar com o que as pessoas realmente querem assistir.

A aplicação de técnicas de SEO para Shorts no YouTube, não deve ser voltada para tentar driblar o algoritmo, mas sim para potencializar um vídeo que você previamente já acredita que seja do agrado da sua audiência.

Em resumo, em vez de ficar procurando maneiras de hackear o algoritmo, comece perguntando a si mesmo o que seu público gostaria de ver. Quais são as dores do seu público que você poderia resolver com seus vídeos?

Um bom caminho para isso é dar uma olhada no conteúdo e no seu canal. Como você pode transformar seu conteúdo de vídeos longos em vídeos de menor duração para serem publicados como Shorts?

Quais foram os vídeos de maior sucesso em termos de audiência, que poderiam inspirar a produção de Shorts de sucesso?

Fazendo uma boa pesquisa no Analytics do YouTube Studio, você terá ótimas indicações sobre que conteúdo produzir para impactar positivamente a sua audiência e criar um canal de sucesso no YouTube.

SEO Para Shorts no YouTube

3 – Pesquise Palavras-chave e Incorpore em Seus Shorts

Aqui vai uma dica técnica fundamental para o sucesso em termos de SEO para Shorts no YouTube: faça uma boa pesquisa de palavras-chave antes mesmo de começar a gravar os seus vídeos.

Os profissionais de marketing costumam usar ferramentas avançadas como SEMrush ou Moz para encontrar palavras-chave para seu conteúdo, ver o desempenho de seus concorrentes e obter ideias para novos conteúdos.

No entanto, você não precisa necessariamente dessas ferramentas ao pesquisar o conteúdo do seu Shorts.

Você pode simplesmente acessar o YouTube para descobrir o que os criadores do seu nicho estão fazendo e que tipo de palavras-chave eles estão usando em seu conteúdo.

Além disso, você pode usar o Google Trends para ter uma ideia aproximada de quantas pessoas estão pesquisando uma determinada palavra-chave.

Definida a sua estratégia de palavras-chave para os seus Shorts, é necessário usá-las de forma estratégica.

Use suas palavras-chave como hashtags no título do seu vídeo: suas palavras-chave precisam aparecer nesse título.

O YouTube também recomenda o uso da hashtag “#shorts” no título, pois isso ajudará o sistema a recomendar o conteúdo do seu Shorts em sua plataforma.

4 – Mencione as Palavras-Chave no Vídeo

Se você for falar em seu vídeo, certifique-se de mencionar as palavras-chave pelo menos duas ou três vezes.

No processo de SEO para YouTube Shorts, usamos a mesma técnica de densidade de palavras-chave que usamos, por exemplo, na aplicação dessa técnica na criação de um artigo para blog, por exemplo.

  • Inclua as palavras-chave em suas legendas – Quer você confie nas legendas automáticas ou adicione as suas próprias, certifique-se de que elas contenham suas palavras-chave;
  • Insira palavras-chave na descrição do seu vídeo – Outra posição estratégica no SEO para palavras-chave em SEO para YouTube é na descrição do Short.

Com esse detalhe de SEO para YouTube Shorts você garante que a sua palavra-chave seja incluída entre os elementos de rankeamento do algoritmo do YouTube.

5 – Adicione Uma Descrição aos Seus Shorts

Um elemento fundamental para o sucesso em termos de SEO para Shorts no YouTube é a área de descrição do vídeo.

Além de deixar a estrutura dos Shorts mais completa e informativa, a área de descrição é um ótimo lugar para inserir as palavras-chave que você encontrou em sua pesquisa.

Não há necessidade de exagerar aqui, apenas inclua as palavras-chave naturalmente em sua descrição e incorpore-as como hashtags no final.

O processo de SEO para YouTube segue basicamente os mesmos procedimentos do SEO convencional, e nesse caso, a descrição do vídeo, funciona como a Meta Tag Description.

SEO em YouTube Shorts

6 – Use Ferramentas de SEO Para Otimizar Seus Vídeos

Embora existam muitas ferramentas de SEO por aí, algumas são desenvolvidas especificamente para criadores de conteúdo no YouTube.

Por exemplo, o vidIQ usa IA para avaliar o desempenho do seu canal, analisar seus concorrentes e fornecer insights acionáveis que você pode usar para melhorar o alcance dos seus vídeos.

Outra ferramenta muito útil para a implementação de um processo de SEO para Shorts no YouTube, dessa vez na escolha de Tags, é o Rapid Tags.

Muitas dessas ferramentas oferecem um plano gratuito, o que significa que você pode testar antes de investir em uma assinatura.

7 – Analise o Desempenho dos Seus Shorts

Falar em SEO para Shorts no YouTube sem mencionar a importância da análise de resultados, seria deixar uma das etapas mais importantes para criação de conteúdo de fora.

Otimizar o conteúdo do seu Shorts não envolve apenas incluir palavras-chave em seus vídeos; você também precisa ajustar sua estratégia com o passar do tempo.

Com o YouTube Analytics, você pode analisar dados sobre quantas visualizações seus Shorts estão obtendo, quanto tempo de exibição você acumulou e quantos inscritos seus Shorts estão atraindo.

Ao fazer regularmente uma boa análise de resultados, você pode ver o que está funcionando e o que não está.

Se um tipo específico de conteúdo não estiver funcionando da maneira que você esperava, talvez seja hora de tentar outra coisa.

Espero que essas dicas de SEO para Shorts no YouTube ajudem você a alavancar suas visualizações nesse novo formato de vídeo, que acredito que rapidamente se transformará em uma das principais ferramentas de marketing nessa plataforma.

Para se manter em dia sobre técnicas de SEO para YouTube e outras dimensões do marketing digital não deixe de assinar a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

Por Published On: 08/06/2024Tags:

Leave A Comment