Google Meu Negócio Para Restaurantes em 2024

Google Meu Negócio Para Bares e Restaurantes

Google Meu Negócio Para Restaurantes – O Guia Completo em 2024

Se você ainda não conhece as vantagens do Google Meu Negócio para restaurantes pode estar perdendo uma excelente oportunidade para a divulgação do seu negócio no Google a custo zero.

Imagine, por exemplo um turista no Rio de Janeiro que está com fome e faz uma pesquisa no celular pelo termo “restaurante self-service em Copacabana”.

Tenho a mais absoluta certeza de que você adoraria se o seu restaurante aparecesse logo nas primeiras indicações, não é?

Imagine o aumento em termos de número de clientes que uma estratégia de marketing dessas poderia gerar.

Melhor ainda, imagine aparecer nessa posição de destaque, não só nas pesquisas realizadas no Google, como também no Google Maps, sem ter que pagar nada por isso. Nada mal, não acha?

Tudo isso é possível se você criar um perfil do seu restaurante no Google Meu Negócio e otimizar esse perfil para buscas.

Nesse artigo vamos mostrar como você pode aproveitar todas as vantagens do Google Meu Negócio para bares e restaurantes e o passo a passo para fazer o seu cadastro.

O que é o Google Meu Negócio?

Antes de falarmos sobre a importância do Google Meu Negócio para restaurantes, vamos definir exatamente o que é essa ferramenta e qual sua importância no marketing digital do seu negócio.

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita do Google que tem como objetivo ajudar os pequenos negócios locais a terem uma presença online relevante nas pesquisas realizadas em suas diversas ferramentas de busca.

Ao cadastrar um restaurante no Google Meu Negócio é possível obter uma maior visibilidade para o seu negócio e também conseguir um canal de envolvimento com seus clientes.

Além disso, através dessa ferramenta e seus relatórios, você pode obter insights valiosos sobre como os seus clientes estão encontrando o seu bar ou restaurante e interagindo com o seu negócio.

O melhor de tudo isso é que você pode conseguir uma exposição enorme nas buscas do Google e no Google Maps, sem ter que gastar um único tostão por clique em seu perfil.

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio para restaurantes?

Além das vantagens que já apontamos no tópico anterior, uma das grandes vantagens do Google Meu Negócio para restaurantes está a atração de novos clientes.

O Google, além de ser uma ferramenta de busca, é também um canal de descobertas. Veja o exemplo que demos logo no início desse artigo, envolvendo um turista.

Essa pessoa não teria nenhuma referência na hora de descobrir um restaurante self-service em Copacabana, justamente por não conhecer a cidade e o bairro.

Esse seria um novo cliente que você iria conquistar, a custo zero, já que o GMN não cobra nada por clique, ao contrário do Google Ads.

Além disso entre as vantagens do Google Meu Negócio está a possibilidade de receber insights sobre a forma como as pessoas percebem o seu negócio, seja através das métricas que ele oferece, ou através de comentários publicados na plataforma.

 

Google Meu Negócio Para Restaurantes

O que mostrar em um perfil do Google Meu Negócio para restaurantes?

Uma das grandes vantagens do Google Meu Negócio para restaurantes é que o seu perfil, ou Ficha, como é chamado na plataforma, funciona como uma grande vitrine do seu negócio e é justamente aí que você deve focar os seus esforços.

Em primeiro, você pode, e deve, inserir todas as informações possíveis sobre o seu restaurante, como por exemplo:

    • O nome do seu restaurante
    • Descrição do seu negócio
    • Seu site
    • Telefone para contato;
    • Endereço
    • Horário de funcionamento
    • Formas de pagamento
    • Outros dados específicos

Essas são informações importantes para o posicionamento inicial do seu restaurante nas pesquisas e também funciona uma fonte de dados as pessoas que fazem buscas no Google.

Além desses dados iniciais, você também terá a oportunidade de trabalhar com imagens, e isso no Google Meu Negócio faz toda a diferença em termos de comunicação.

A importância das fotos no Google Meu Negócio é indiscutível, principalmente quando se trata de restaurantes.

Confira abaixo alguns itens que você deve incluir em um perfil do Google Meu Negócio para bares e restaurantes:

    • Fotos da fachada do restaurante
    • Fotos do cardápio
    • Fotos dos pratos
    • Fotos dos drinks
    • Fotos de pessoas sendo servidas

Com essas informações visuais, seu perfil comunica bem melhor, e mais, ganha mais relevância junto a plataforma, o que maximiza o seu posicionamento nas buscas.

Uma das coisas mais importantes em termos de Google Meu Negócio para restaurantes e estar na frente dos seus concorrentes. Não basta ser listado, o que importa mesmo é estar no PRIMEIRO LUGAR!

Como Cadastrar Um Restaurante no Google Meu Negócio

Depois de vermos as vantagens do Google Meu Negócio para restaurantes, é hora de colocar a mão na massa e partir efetivamente para o cadastramento.

Fazer o cadastro de um restaurante no Google Meu Negócio não é difícil, mas leva tempo, pois um dos segredos para se destacar na plataforma é justamente preencher o máximo possível de dados.

Vamos então começar a criar uma estrutura profissional em termos de Google Meu Negócio para restaurantes acessando a plataforma. Para isso, clique aqui.

O primeiro passo é Reivindicar o perfil da empresa no GMN, ou seja, informar ao Google que você é o responsável por aquele negócio. Para isso, siga as informações da plataforma.

1 – Cadastramento das informações comerciais

Feito isso, vem a etapa do cadastramento em si. Confira abaixo as etapas para fazer esse cadastro:

    • Endereço comercial – Comece o preenchimento da sua fica inserindo o seu endereço comercial;
    • Área de cobertura – Se você fizer entregas por delivery, informe a área de cobertura do serviço;
    • Número de telefone – Insira o número de telefone de contato;
    • Horário de funcionamento – Preencha cuidadosamente os campos de horário de funcionamento;
    • Horários de serviços – Se você possui serviço de entrega, retirada no local ou drive-thru, preencha também essas informações;
    • Horários de funcionamento especial – No caso de feriados e datas especiais, preencha também as informações de horário de funcionamento;
    • Site do seu restaurante ou bar;
    • Redes sociais – Informe os links das suas redes sociais de atendimento.

Com isso, seu perfil já tem o mínimo necessário de informações comerciais que a plataforma solicita, mas calma que ainda tem muito mais a ser feito.

2 – Cadastramento de fotos e vídeos do perfil

Agora vem a parte de cadastramento do que a equipe do Google chama de atributos do Perfil da Empresa, informações complementares, mas nem por isso menos importantes, sobre o seu bar ou restaurante.

Nessa etapa do cadastramento de um restaurante no Google Meu Negócio você vai trabalhar com o que eu citei anteriormente, como um dos recursos mais importantes da ferramenta: as fotos.

Nessa parte o GMN oferece recursos simplesmente sensacionais, como por exemplo, o gerenciador de conteúdo do cardápio.

Nessa etapa você deve fazer o upload dos seguintes elementos:

    • Fotos e vídeos da fachada do restaurante ou bar, para que as pessoas tenham um contato inicial com o local;
    • Fotos e vídeos do interior do estabelecimento, de preferência com pessoa sendo servidas, um pequeno truque de comunicação;
    • Fotos dos pratos, que podem ser inseridas em diversos modelos de cardápios disponíveis, ou então criar um cardápio mais detalhado, incluindo seções, pratos, descrições e até mesmo preços.

Com isso seu cadastro já terá uma boa estrutura para aparecer nas buscas por restaurantes no Google, mas existem alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Google Meu Negócio Para Restaurante

Técnicas de marketing digital no Google Meu Negócio para restaurantes

Como tudo no universo dos negócios online, a criação de um Perfil de Empresa no Google Meu Negócio para restaurantes também exige conhecimento de algumas técnicas de marketing digital para destacar o seu perfil.

Dentro da sua estratégia de marketing no Google Meu Negócio existem alguns cuidados a serem tomados, entre eles destacamos:

  1. Utilize as palavras-chave do seu restaurante em seu perfil, para forçar a geolocalização e se destacar nas buscas;
  2. Aplique técnicas de SEO para o Google Meu Negócio nos elementos do Perfil da Empesa, para buscar os primeiros lugares nas pesquisas;
  3. Crie links de relevância apontando para o perfil do seu restaurante no GMN;
  4. Promova atualizações constantes em seu perfil, para mostrar atividade para o Google e conquistar uma relevância maior.

Podem parecer meros detalhes para quem é leigo, mas em termos de marketing digital, faz toda a diferença. O SEO para pequenas empresas oferece ótimas oportunidades, e o GMN está no topo da lista.

Lembre-se que um dos macetes em termos de Google Meu Negócio para restaurantes não é apenas ser listado, mas sim ser listado em primeiro lugar.

Como você pode ver, o Google Meu Negócio para restaurantes, é uma ferramenta de marketing valiosíssima e se você ainda não ainda tem uma boa colocação na plataforma, pode estar perdendo ótimas oportunidades para alavancar as suas vendas.

O SEO Local é uma das mais poderosas estratégias de marketing de busca para negócios que possuem restrições geográficas como é o caso dos bares e restaurantes e o GMN é fundamental para se destacar nessa área do marketing de busca.

Se você quer ficar atualizado em relação a estratégias de SEO como Google Meu Negócio para restaurantes e outros segmentos, não deixe de assinar a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

Por Published On: 11/06/2024Tags:

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