Estratégia de SEO Para E-commerce em 2024
Estratégia de SEO para E-commerce – Destaque Sua Loja Virtual nas Buscas do Google
No mundo digital em constante evolução, ter uma presença online forte é essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente para empresas de comércio eletrônico.
Uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) eficaz é fundamental para aumentar a visibilidade do seu e-commerce nos mecanismos de busca, direcionar tráfego qualificado para o seu site e, por fim, aumentar as vendas.
Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas como criar uma estratégia de SEO para e-commerce, desde a pesquisa de palavras-chave até a otimização de conteúdo e a construção de links.
Para deixarmos esse artigo o mais didático possível, dividimos esse roteiro sobre SEO para lojas virtuais nos seguintes tópicos:
Vamos mergulhar fundo neste mundo fascinante do SEO pra lojas virtuais e descobrir como impulsionar o seu negócio online.
1 – Pesquisa de Palavras-Chave
A pesquisa de palavras-chave é o ponto de partida para qualquer estratégia de SEO para e-commerce bem-sucedida, assim como outras áreas, pois são elas que ativam a presença de um site nas páginas de respostas do Google.
É fundamental identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio e que tenham um volume de busca significativo.
Existem várias ferramentas disponíveis, como o Google Keyword Planner, SEMrush e Ahrefs, que podem ajudá-lo nessa etapa.
Outra ferramenta que tem sido usada bastante ultimamente é a Inteligência Artificial, com o apoio do ChatGPT para SEO.
Ao realizar a pesquisa de palavras-chave a serem incorporadas a sua estratégia de SEO para e-commerce, leve em consideração o seu público-alvo, os produtos que você oferece e as tendências do mercado.
Procure por palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas, têm menos concorrência e atraem um tráfego qualificado já em estado final do funil de conversão. Isso ajudará você a se destacar nos resultados de pesquisa e atrair visitas para a loja.
2 – Otimização Estrutural
Uma estratégia de SEO para e-commerce começa pela base, ou seja, por um planejamento estratégico da estrutura da loja e seus departamentos, no que chamamos de SEO Estrutural.
A forma como você estrutura e nomeia os departamentos de uma loja virtual tem impacto direto sobre um importante elemento de SEO que são as URLs Amigáveis, que iremos tratar mais adiante.
Por isso mesmo, após a pesquisa de palavras-chave a serem tratadas no contexto mais amplo de uma estratégia de SEO para e-commerce, devemos também dar uma atenção especial a estrutura da loja.
Ainda nesse quesito, ao elaborar uma estratégia de SEO para lojas virtuais, você precisará identificar situações onde o Google pode acabar encontrando conteúdo duplicado, o que em termos de posicionamento nas páginas de pesquisa é considerado um pecado capital.
3 – Otimização On-Page
A Otimização On-Page de uma loja virtual é o processo de otimizar elementos dentro do seu e-commerce para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca.
Em uma estratégia de SEO para e-commerce, essa é a rotina que se faz mais perceptível no dia a dia da loja virtual, pois é aplicada toda vez que cadastramos um novo produto.
O trabalho de SEO na página de produtos de uma loja virtual precisa ser incorporado à rotina de gestão do e-commerce, pois é de altíssima relevância, em dois ambientes totalmente diferentes.
Como estamos focando aqui em uma estratégia de SEO para e-commerce, é claro que esse processo tem importância na exposição nos resultados de resultados orgânicos das pesquisas feitas no Google.
Só que a otimização on-page da página de produtos de uma loja virtual também tem efeito nos resultados de anúncios feitos no Google Ads, especificamente, quando veiculados no Google Shopping.
Aqui estão algumas práticas recomendadas para otimização on-page em uma loja virtual:
Título e Meta Descrição do Produto
Cada página do seu e-commerce deve ter um título único e uma meta descrição relevante. Inclua palavras-chave estrategicamente no título e na meta descrição para aumentar a relevância nos resultados de pesquisa. Certifique-se de que o título e a meta descrição sejam atraentes e convincentes para os usuários.
URL Amigável na Página de Produto
Utilize URLs amigáveis que sejam fáceis de ler e compreender tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários. Inclua palavras-chave relevantes na URL para melhorar a otimização.
Tags de Cabeçalho da Descrição do Produto
Use as tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) para estruturar o seu conteúdo e destacar os principais tópicos. Inclua palavras-chave nas tags de cabeçalho para melhorar a relevância nos mecanismos de busca.
Descrições de Produtos Otimizada
Em uma estratégia de SEO para e-commerce, é importante que você tenha um roteiro para escrever descrições de produtos únicas e detalhadas, destacando os recursos e benefícios. Inclua palavras-chave relevantes de forma natural, sem exagerar e quando possível crie links internos e externos.
Imagens Otimizadas Para SEO
Otimizar as imagens do seu e-commerce é crucial para melhorar a velocidade de carregamento do site e a experiência do usuário. Utilize nomes de arquivos descritivos e adicione atributos ALT com palavras-chave relevantes.
Conteúdo de Qualidade
Crie conteúdo relevante e de alta qualidade para o seu e-commerce. Isso não só atrairá os usuários, mas também aumentará a autoridade do seu site nos mecanismos de busca. Inclua palavras-chave estrategicamente no conteúdo, mas evite o excesso de otimização.
Uma estratégia de SEO para e-commerce, como você já deve ter percebido agora, envolve inúmeros detalhes, e por isso, precisa ser muito bem detalhada.
Para saber mais sobre essa dimensão do processo de otimização de lojas virtuais para ferramentas de busca, sugerimos que você leia o nosso artigo SEO On-page Para Lojas Virtuais publicado aqui no blog da SEO MasterClass.
4 – Otimização Off-page
A otimização off-page de um e-commerce se refere às atividades realizadas fora da sua loja virtual, para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca.
Uma estratégia de SEO para e-commerce passa necessariamente por essa etapa, pois é ela que praticamente fecha um projeto de SEO, gerando referências para a sua loja virtual, e com isso, melhorando seu posicionamento no Google.
Aqui estão algumas estratégias de otimização off-page para e-commerce:
- Link Building: Construir uma rede de links de alta qualidade é essencial para melhorar a autoridade do domínio da sua loja virtual. Busque por oportunidades de parcerias com outros sites relevantes e de confiança. Além disso, crie conteúdo compartilhável e promova-o em suas redes sociais e em blogs relevantes do seu nicho.
- Redes Sociais: Tenha uma presença ativa nas redes sociais relevantes para o seu negócio. Compartilhe conteúdo interessante, interaja com os seus seguidores e promova os seus produtos ou serviços. As redes sociais podem ajudar a aumentar a visibilidade e a atrair tráfego para o seu site.
- Guest Blogging: Contribuir com conteúdo relevante para outros blogs do seu nicho é uma ótima maneira de construir links de qualidade e aumentar a visibilidade do seu e-commerce. Certifique-se de que o conteúdo seja informativo, útil e bem escrito.
- Avaliações e Depoimentos: Incentive os seus clientes a deixarem avaliações e depoimentos sobre os seus produtos ou serviços. Além de fornecer informações valiosas para os usuários, as avaliações também podem melhorar a visibilidade do seu e-commerce nos mecanismos de busca.
Como disse anteriormente, em uma estratégia de SEO para lojas virtuais, a etapa do link building é fundamental, caso contrário todo o projeto fica “capenga”.
Embora seja uma das etapas da otimização de lojas virtuais mais desafiadoras, justamente por você ter que contar com links que geralmente fogem ao seu controle, precisa ser levada muito a sério e constantemente monitorada.
Para saber mais sobre essa dimensão do processo de otimização de um e-commerce para conseguir se destacar no Google, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é SEO Off-page publicado aqui no blog da SEO MasterClass.
5 – Monitoramento e Análise de Resultados
Acompanhar e analisar os resultados de uma estratégia de SEO para e-commerce é fundamental para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado no seu processo.
Quando desenvolvemos uma estratégia de SEO para e-commerce em nossa consultoria, deixamos claro quais serão as métricas para acompanhamento de resultados, justamente para que nossos clientes possam mensurar seus benefícios.
Para fazer isso, utilizamos ferramentas como o Google Analytics, o Google Search Console e outras ferramentas especializadas para monitorar o tráfego, conversões, palavras-chave de melhor desempenho e as métricas de desempenho da sua loja virtual.
Com base nos dados obtidos, faça ajustes nas suas estratégias de SEO para e-commerce para otimizar ainda mais a sua loja online e alcançar melhores resultados, na medida em que sua loja online consegue maior exposição no Google.
Escolha da Plataforma de E-commerce
Você pode ter a melhor estratégia de SEO para e-commerce do mundo, mas se a sua plataforma de comércio eletrônico não oferecer recursos para implementá-la, de nada adianta todo esse planejamento.
Ao escolher uma plataforma de e-commerce, é fundamental que você observe se o sistema oferece opções de configuração para que se possa fazer tanto a otimização da loja como um todo, como também para páginas específicas de produtos.
Perguntas Frequentes Sobre Estratégia de SEO Para E-commerce – FAQ
Confira abaixo as principais dúvidas sobre a criação de uma estratégia de SEO para e-commerce e outros temas relacionados à exposição de lojas virtuais nas páginas de pesquisas dos grandes buscadores como o Google.
Qual é a importância de ter uma estratégia de SEO para e-commerce?
Ter uma estratégia de SEO para e-commerce é extremamente importante para uma loja virtual, pois ajuda a aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca, direcionar tráfego qualificado para a loja e, consequentemente, aumentar as vendas. Não ter uma estratégia bem definida é um dos maiores erros de SEO no e-commerce.
Como escolher as palavras-chave certas para o meu e-commerce?
Para escolher as palavras-chave certas, é importante realizar uma pesquisa detalhada, levando em consideração o seu público-alvo, os produtos que você oferece e as tendências do mercado. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave para obter insights valiosos.
Quais são as melhores práticas de otimização on-page para um e-commerce?
Algumas melhores práticas de otimização on-page incluem a criação de títulos e meta descrições relevantes, o uso de URLs amigáveis, a utilização de tags de cabeçalho, a escrita de descrições de produtos únicas e detalhadas, a otimização de imagens e a criação de conteúdo de qualidade.
Como posso construir uma rede de links de qualidade para o meu e-commerce?
Para construir uma rede de links de qualidade, busque por parcerias com outros sites relevantes e de confiança, contribua com guest blogging em blogs do seu nicho e crie uma boa estratégia de marketing nas redes sociais.
Qual é a importância das redes sociais na estratégia de SEO para um e-commerce?
As redes sociais desempenham um papel importante na estratégia de SEO para e-commerce, pois ajudam a aumentar a visibilidade, geram links importantes para a sua estratégia de link building, promovem seus produtos ou serviços e atraem tráfego qualificado para sua loja virtual.
Quais as melhores estratégias de marketing para e-commerce?
Além de uma boa estratégia de SEO para e-commerce, você pode alavancar as vendas da sua loja virtual com uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, marketing de conteúdo e um sistema de recuperação de carrinhos abandonados, através de e-mail marketing.
Se você ainda tiver alguma dúvida a respeito de como criar uma estratégia de SEO para e-commerce, por favor deixe seu comentário e teremos prazer em ajudar você.
Conclusão
Uma estratégia de SEO para e-commerce bem-executada é essencial para o sucesso de uma loja virtual, em um ambiente tão competitivo como o que vivemos no comércio eletrônico atualmente.
Ao realizar uma pesquisa de palavras-chave completa, otimizar o conteúdo do site, construir uma rede de links de qualidade e monitorar os resultados, você estará no caminho certo para aumentar a visibilidade do seu e-commerce nos mecanismos de busca e impulsionar as vendas.
Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo e que requer tempo e esforço. Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e melhores práticas de SEO e ajuste suas estratégias conforme necessário.
Com uma abordagem estratégica e consistente, você poderá alcançar resultados significativos para o seu e-commerce e até mesmo colocar a sua loja virtual em primeiro lugar no Google.
Espero que este artigo tenha fornecido informações valiosas sobre a estratégia de SEO para e-commerce. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais orientações, não hesite em entrar em contato. Boa sorte em sua jornada de SEO para e-commerce!
Por Alberto Valle
Criar uma estratégia de SEO para e-commerce hoje em dia é fundamental, principalmente para fugir dos custos de anúncios do Google e do Facebook.
Olá Manuel!
Exatamente. Quando se cria uma boa estratégia de SEI para lojas virtuais, vamos cancelando gradativamente alguns investimentos em anúncios págos, principalmente no Google Ads.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe SEO MasterClass