Como Colocar Uma Loja Virtual no Primeiro Lugar do Google

Como Colocar Uma Loja Virtual em Primeiro Lugar no Google

Como colocar uma loja virtual no Primeiro Lugar do Google

Se você possui uma loja virtual, sabe o quão importante é estar no topo dos resultados de busca do Google e outros grandes buscadores.

Afinal, estar no primeiro lugar significa mais visibilidade, mais tráfego e, consequentemente, mais vendas.

Mas como você pode alcançar essa posição tão desejada? Como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google e se destacar da concorrência?

Essa é uma preocupação que faz todo o sentido, mas exige muito planejamento, e por isso não se pode agir de forma precipitada.

É claro que temos urgência de colocar as páginas de uma loja virtual em destaque no Google, pois se depender muito do uso de links patrocinados, sua estratégia de marketing de busca pode ficar muito cara.

É bom conhecer esse conteúdo mesmo que você não venha a desempenhar a função de SEO, porque no caso de terceirização desse serviço, você saberá exatamente o que cobrar.

Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias de otimização para quem deseja saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google e alavancar suas vendas.

Sabemos que para quem está começando agora, as técnicas de SEO – Search Engine Optimization, podem parecer confusas.

Para deixarmos este tutorial o mais didático possível, ele foi dividido entre os seguintes tópicos:

Vamos então ver como colocar uma loja virtual em primeiro lugar no Google e conquistar mais exposição para o seu e-commerce.

1 – Otimização da Estrutura da Loja Virtual

O primeiro passo para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é otimizar os recursos técnicos da plataforma de e-commerce dentro das melhores praticas de otimização.

Um dos parâmetros de avaliação da relevância de uma loja virtual é a organização e relacionamento das páginas como vitrine, seções e produtos da loja.

Nesta área, um dos segredos para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é prestar atenção à forma como o sistema organiza a estrutura de endereço de cada tipo de página para podermos extrair o máximo de otimização na construção de URLs amigáveis.

É o que chamamos de SEO Estrutural ou seja, aplicação de técnicas de SEO a própria estrutura da loja, organizando o conteúdo de forma a deixar claros os caminhos para os buscadores indexarem as diversas páginas da loja.

A técnica de URLs Amigáveis nos permite inserir as palavras-chave que queremos otimizar no próprio endereço da página, uma prática bastante relevante para um bom posicionamento nas primeiras posições dos grandes buscadores.

A nomenclatura e estrutura das URLs de produtos, seções e vitrine da loja virtual precisam ter uma relação muito grande de reciprocidade e complementação de significado, para que possam ser considerados pertinentes e relevantes dentro do campo semântico das palavras-chave utilizadas.

2 – Otimização dos Fatores On-Page

O segundo passo para quem deseja saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é a otimização das páginas de detalhes de produtos, dentro dos critérios de melhores práticas de SEO On-Page.

O SEO On-page reúne um conjunto de técnicas que visam destacar uma página específica nas buscas realizadas pelas pessoas nas grandes ferramentas de busca.

A pagina de detalhes de produto é muito mais que um simples mostruário digital. Ela é a principal ferramenta de marketing nas ferramentas de busca.

Alguns itens importantes de SEO on-page no e-commerce:

  • Otimização das URLs de produtos;
  • Otimização das meta tags;
  • Otimização das tags de HTML
  • Otimização dos recursos de imagens;
  • Otimização de recursos específicos de e-commerec;
  • Linkagens internas e externas

Como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google envolve a criação de conteúdo relevante, é importante que você presete uma atenção especial ao texto de descrição de produtos.

Nada de copiar a descrição do fabricante, um dos princiapis erros de SEO no e-commerce, que prejudica seriamente o posicionamento das suas páginas.

Para que você possa se aprofundar nesse tópico, sugerimos que leia o nosso artigo SEO On-Page Para Lojas Virtuais, onde discutimos diversos aspectos dessa dimensão do SEO no e-commerce.

Como colocar uma loja virtual em primeiro lugar no Google

3 – Recursos Avançados de SEO Para E-commerce

Outra dica para quem deseja saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é usar e abusar de recursos avançados de SEO para e-commerce, como marcadores no padrão Schema Markup.

Esse recurso é adicionado ao HTML da sua loja virtual e ajuda os principais mecanismos de busca a entender e destacar as informações detalhadas do conteúdo de um e-commerce ou site.

Esse é um diferencial importante a ser explorado, já que muito poucas lojas virtuais possuem esse tipo de recurso, e portanto, uma oportunidade de se colocar à frente da concorrência.

4 – Otimização dos Fatores Off-Page

A última etapa é a criação da popularidade do site, conhecida entre os profissionais de SEO como estratégia de Link Building. ou SEO Off-Page.

Link Building – Estratégia em que se busca criar sites que apontem para o nosso site – Outbound Links, de forma a fortalecem o potencial de posicionamento de uma página nas listas de respostas dos buscadores.

Nessa etapa buscamos pela criação de links de relevância para as páginas de detalhes de produtos do e-commerce. o Trabalho de SEO Off-page, tem como objetivo criar popularidade para a loja virtual.

Um dos critérios que garantem um bom posicionamento de uma loja virtuais nas primeiras posições do Google é a quantidade de links de relevância estão apontando para o seu site. É ai que entra a etapa de criação de links para a loja virtual.

As técnicas são muitas, mas o envio de press release para portais e a participação ativa em redes sociais são as duas formas mais conhecidas de divulgação de lojas virtuais com o objetivo de criação de links.

Se você quer saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google fique sabendo que não depende unicamente de você, e muito dos relacionamentos que você constrói.

O importante nesta estratégia é que não se tenha como foco a meta de quantidade dos links, e sim a qualidade dos mesmos, pois isso é que faz a diferença junto ao Google atualmente.

Além disso, é necessário que o site do qual você recebe links, esteja na mesma nuvem semântica que o seu, ou seja, trabalhe com conteúdo relacionado ao do seu site.

Se o seu e-commerce recebe links de sites com autoridade, essa autoridade e relevância no seu segmento de atuação é parcialmente transferida para o seu site, e isso contribui para melhorar o posicionamento do seu comércio eletrônico nas páginas de respostas do Google.

5 – Mensuração de Resultados

Como tudo em marketing de busca, o trabalho de SEO deve ser monitorado para que possamos acompanhar sua performance e implementar ajustes que se façam necessários.

Existem diversas ferramentas de monitoramento de posições no Google para acompanhar a evolução do trabalho de otimização. Algumas delas, como o SEO Panel, são gratuitas mas nem por isso ficam devendo às grandes ferramentas pagas disponíveis na Web.

Esse acompanhamento deve ser feito junto com um onitoramento preciso através do Google Analytics para que se possa também verificar o impacto do trabalho de otimização sobre os resultados financeiros da loja virtuais.

Uma estratégia de SEO para e-commerce precisa acompanhar as mudanças naturais em tendências de pesquisa e mercado, e o monitoramento faz parte desse processo.

Não se trata apenas de saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, mas também saber esse esforço está trazendo resultados.

Como Colocar Uma Loja Virtual no Primeiro Lugar do Google

Principais dúvidas sobre colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google – FAQ

Confira abaixo as principais dúvidas sobre como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google e outros assuntos relacionados a esse tema.

Quanto tempo leva para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google?

O tempo necessário para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google pode variar dependendo da concorrência e da qualidade das estratégias de otimização implementadas. Em média, pode levar de alguns meses a um ano para alcançar essa posição.

É possível colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google sem gastar dinheiro?

Sim, é possível colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google sem gastar dinheiro, mas requer um trabalho consistente de otimização de conteúdo e link building. No entanto, investir em publicidade paga, como o Google Ads, pode acelerar o processo.

Quais são os erros mais comuns a evitar ao otimizar uma loja virtual para o Google?

Alguns erros comuns a evitar ao otimizar uma loja virtual para o Google incluem o uso excessivo de palavras-chave, a falta de conteúdo relevante e original, a negligência na otimização das páginas e a obtenção de backlinks de baixa qualidade ou links tóxicos.

Como posso acompanhar o progresso da otimização da minha loja virtual?

Você pode acompanhar o seu progresso no trabalho de SEO para e-commerce utilizando ferramentas de análise, como o Google Analytics. Essas ferramentas fornecem dados sobre o tráfego, as palavras-chave mais buscadas e o desempenho geral do seu site.

Existe alguma garantia de que minha loja virtual ficará no primeiro lugar do Google?

Não há garantia de que sua loja virtual ficará no primeiro lugar do Google, pois o algoritmo de busca está em constante evolução. No entanto, seguindo as melhores práticas de otimização e mantendo uma estratégia consistente, você aumentará suas chances de alcançar e manter uma posição de destaque no Google.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, sinta-se a vontade para deixá-la abaixo nos comentários e teremos imenso prazer em responder.

Conclusão

Saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é o primeiro passo para aumentar a sua exposição nas buscas realizadas na plataforma e ao mesmo tempo reduzir drasticamente os seus custos com anúncios.

É um processo que requer tempo, esforço e estratégia, mas fazendo um bom trabalho de SEO para lojas virtuais, você verá que o retorno vale todo o esforço.

Com dedicação e as estratégias corretas, você pode posicionar sua loja virtual no topo dos resultados de busca do Google e alcançar o sucesso desejado. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

Por Published On: 23/04/2024Tags:

13 Comments

  1. a9c130a2e8880543f87991b49fc2773a
    Fabiano 17/11/2014 at 14:27 - Reply

    Valeu pelas dicas!!!

  2. 7140432f0bedb27e974518044827c590
    Daniel da Silva 15/02/2017 at 14:00 - Reply

    Valeu Pelo Post !

    Colocar uma Loja Virtual na Primeira pagina do google não é uma tarefa Fácil, mas também não é uma coisa Difícil !!

  3. 8b7d4e99bdf45d929a44269708123ba2
    Henrique 03/05/2017 at 08:15 - Reply

    Dicas excelentes. Parabéns pelo conteúdo de qualidade

  4. e6e2bd46a54d15983abb3805aab2958d
    Caio Frota 31/05/2017 at 09:56 - Reply

    Ótimas dicas, parabéns pela matéria!
    É uma tarefa muito difícil, porém é recompensadora!
    Valeu!

  5. 06599abf697641110af8c73ffc9f7f63
    Alexandre 21/10/2017 at 10:48 - Reply

    Dicas importantes

    Estou fazendo a o possivel para colocar meu site em primeiro lugar no Google. Obrigado pelas dicas!!!

  6. d3e1aeba46ce3ecda4975cbf7398c743
    Nivea 17/03/2018 at 21:30 - Reply

    Olá. Estou com problemas na minha loja virtual, mudei recentemente para a tray e de lá para cá, meus anuncios na busca organica sumiram, ja mexi nas metas tags dos produtos, nos titulos e nada. A agencia de marketing que faz as campanhas tambem nao sabe pq nao aparece. Preciso de uma consultoria, pode me indicar alguem??

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 21/03/2018 at 14:45 - Reply

      Olá Nívea!

      Infelizmente não temos uma pessoa disponível para indicar, mas a solução deste problema seria muito simples, e nos causa espanto que a sua agência de marketing não a tivesse antecipado. Para resolver isso, você deveria ter feito o Redirect 301 das URLs antigas, para a nova estrutura. É uma solução de SEO relativamente simples para evitar este tipo de problema na troca de plataforma de e-commerce.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe SEO MasterClass

  7. aced99018388684df5cddebf3eaa85ae
    Miguel 12/08/2018 at 19:36 - Reply

    Muito boas suas dicas sobre o que é preciso para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, parabéns!

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 16/08/2018 at 23:16 - Reply

      Olá Miguel

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que as nossas dicas para colocar uma loja virtual em primeiro lugar no Google lhe foram úteis.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe SEO MasterClass

  8. e3bf7c499f5286f05bad9376a6840541
    Gustavo Augusto 15/12/2018 at 15:18 - Reply

    Colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, na parte de busca orgânica leva tempo, mas existe sempre a opção de usarmos o Google Ads e acelerar esse processo.

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 15/12/2018 at 16:08 - Reply

      Olá Gustavo

      Realmente. O processo de SEO demora um certo tempo e enquanto isso, é interessante usar o Google Ads para conseguir colocar as páginas mais estratégicas de um site nas primeiras posições do Google.

      Equipe SEO MasterClass

  9. 9985c534cb29f32bbe89d58a3983f9e9
    Rodrigo 15/08/2019 at 23:53 - Reply

    Muito bom o artigo sobre como colocar uma loja virtual nas primeiras posições do Google. O marketing de busca é fundamental para o sucesso de um e-commerce.

    • ad91bc8db4e7e005c725704b374a52fa
      SEO MasterClass 16/08/2019 at 09:39 - Reply

      Olá Rodrigo

      Bom saber que o nosso artigo sobre como colocar uma loja virtual nas primeiras colocações das páginas de respostas do Google foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe SEO MasterClass

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