SEO Básico Não Existe – Você Faz Direito ou Não Faz
SEO básico não existe – Ou se faz um trabalho de SEO ou não se faz
É possível que você já tenha ouvido alguém falar em SEO básico, não é? Pois bem, no início do ano eu estive em um evento e uma pessoa me perguntou como ela poderia fazer “SEO básico” para seus clientes.
Acho que a resposta não agradou muito, pois a única coisa que eu conscientemente consegui dizer foi: Como se faz SEO básico? Não sei do que você está falando.
Acredite, eu realmente não sei nada sobre SEO básico. Para mim, a otimização de mecanismos de pesquisa é uma questão de trabalho ou não. Tipo zero e um mesmo, bem binário.
Quando alguém me fala sobre SEO básico, logo me vem à cabeça uma imagem de enrolação e serviço mal feito.
O que era afinal o SEO básico ao qual a pessoa se referia
Meio intrigado com a pergunta sobre o tal SEO Básico, pedi a ele que me explicasse o que afinal de contas ele estava querendo e a resposta dele foi que o objetivo era otimizar rapidamente as páginas das lojas virtuais dos clientes. A coisa não funciona assim.
O processo de otimização de sites é composto de um conjunto de técnicas que vão desde a etapa de planejamento até a manutenção da página no dia a dia.
Como mencionei em meu artigo sobre etapas de SEO no e-commerce, um bom trabalho de otimização começa pela própria estrutura do site, no caso uma loja virtual.
Feito isso, passamos para a otimização onpage e depois de publicada a página, o trabalho de otimização offpage, ou link building.
Mas o processo não acaba ai. Depois de realizado esse ritual técnico de otimização, temos que nos debruçar sobre ferramentas como Google Analytics e a Central do Web Master do Google para analisar os dados de acesso e colher informações para refinar o trabalho inicial.
O trabalho de SEO é cíclico e não acaba
Um projeto de SEO pode ter início, mas determinar o meio é difícil e o fim é impossível de ser determinado, pois este é um processo contínuo, portanto não tem fim.
A cada revisão do Google, como a Panda, Pinguim, Hummingbird, Pigeon, e diversas outras pelas quais já passamos, somos obrigados a rever toda a estratégia de otimização para adequá-la às novas diretrizes.
Por isso que o tal de SEO básico ao qual ele se referia, para mim era completamente desconhecido.
O problema é que por desconhecimento técnico, muita gente acaba caindo nesta cilada e além de gastar dinheiro com um serviço que não atinge os objetivos propostos, pode até mesmo ficar fora das páginas de respostas do Google.
Infelizmente, é assim que muita gente é enganada em SEO. Existem pessoas e “empresas” que oferecem um serviço de SEO para leigos, se aproveitando do desconhecimento nessa área.
Algumas mais audaciosas chegam até mesmo a garantir o primeiro lugar no Google, promessa que no curso de SEO que ministro, provo ser matematicamente impossível.
Na hora de escolher uma agência digital especializada em e-commerce para realizar o trabalho de otimização da sua loja virtual, é necessário verificar o que realmente está incluído neste pacote.
Peça alguns exemplos de trabalhos de otimização e verifique você mesmo o posicionamento das palavras-chave indicadas.
No fim da história fiquei até mesmo triste, pois ao saber que ele queria vender o tal do SEO básico para seus clientes, continuei a respeitá-lo como amigo, mas não mais como profissional de Search. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Muito bom o seu artigo. Essa história de SEO básico realmente não existe. Ou você faz a coisa certa ou então desista, não vai funcionar.
Concordamos plenamente. Falar em SEO básico é como dizer que alguém está mais ou menos morto. Ou é ou não é.