Analista de SEO – O Que Faz e Como Se Tornar Um
Analista de SEO – O que faz esse profissional e como se tornar um
O profissional que desempenha a função de Analista de SEO é um dos mais procurados entre as diversas especialidades do marketing digital, mas muita gente ainda não sabe exatamente quais são as atribuições dessa função.
O marketing de busca é uma das mais importantes dimensões do marketing online, já que se você não é encontrado nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, dificilmente irá gerar a exposição necessária para alavancar seus negócios online.
É nesse ponto que o Analista de SEO entra em cena. Este profissional é o responsável pela aplicação das técnicas de Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca, no site e seu conteúdo.
Um site não aparece entre as primeiras posições do Google por acaso. Para que isso aconteça, é necessário aplicar uma série de técnicas, tanto no desenvolvimento do conteúdo do site, quanto na sua inserção no ambiente online.
O Analista de SEO é justamente o profissional responsável pela a elaboração das estratégias de posicionamento nas ferramentas de busca e aplicação das diversas técnicas nas diversas etapas do projeto de SEO.
Atribuições do Analista de SEO
No cenário atual do marketing digital, a carreira de analista de SEO é uma das que tem a melhor remuneração do mercado, justamente devido a sua importância no marketing digital moderno.
Outro fator que faz da função de analista de SEO uma das que possui a melhor remuneração do mercado, é o grau e complexidade das atribuições inerentes a essa especialização, e a constante atualização necessária para que este profissional se mantenha em dia com as novas tecnologias.
Como os algoritmos utilizados pelos grandes buscadores como o Google, estão em constante evolução, o analista de SEO precisa estar sempre antenado com as atualizações destes algoritmos, como no caso do Atualização Central de Março de 2024, lançada no início desse ano.
Estão entre as atribuições do analista de SEO:
- Elaboração do planejamento estratégico da marca no ambiente de busca orgânica;
- Analise e estruturação do site para adequá-lo às exigências das técnicas de otimização de sites no âmbito da estrutura do site e suas páginas;
- Otimização das páginas e outros elementos do site, como imagens vídeos e demais elementos digitais levados em conta no processo de classificação dos sites;
- Criação de relacionamento com outros elementos digitais, como sites e mídias sociais, visando promover a popularidade do site através de técnicas de link building;
- Monitoramento das posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e a produção de relatório gerenciais sobre o desempenho do trabalho.
Em função das diversas dimensões envolvidas no trabalho de um analista de SEO, este profissional precisa ter uma visão ampla de todas as vertentes do marketing digital, para poder integrá-las de forma a potencializar os resultados do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.
As tarefas de um Analista de SEO
O trabalho de um especialista em SEO abrange uma ampla gama de tarefas e responsabilidades na gestão de sites, lojas virtuais, redes sociais, perfis de empresas no Google Meu Negócio e outros ambientes digitais.
Algumas das principais tarefas que cabem a um analista de SEO executar estão:
Planejamento e gestão da estrutura do site
O analista de SEO é o responsável por determinar a estrutura macro do site, no que chamamos de SEO Estrutural, uma das dimensões do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.
Nessa função ele deve determinar de que forma o site será organizado, criando a hierarquia das páginas e seções visando proporcionar a melhor experiência para o usuário que visita aquele site.
Pesquisa de palavras-chave
É atribuição do analista de SEO realizar a pesquisa abrangente de palavras-chave relevantes para o site ou loja virtual.
Isso envolve identificar as palavras-chave mais buscadas pelos usuários, a intenção de busca dos usuário e determinar quais são as mais relevantes para o seu site.
Otimização de conteúdo
O analista de SEO otimiza o conteúdo do seu site, no que chamamos de SEO On-page, para que seja relevante e atraente para os motores de busca e usuários.
Isso envolve a inclusão estratégica de palavras-chave nos títulos, meta descrições, tags de cabeçalho e ao longo do conteúdo.
Construção de links
O analista de SEO trabalha na construção de uma rede de links de qualidade que apontam para o seu site, no que chamamos de Link Building ou SEO Off-page.
Isso inclui a identificação de oportunidades de parcerias, a criação de conteúdo relevante para atrair links e o monitoramento de backlinks.
Análise de dados
O analista de SEO, como gestor de tráfego, utiliza ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu site nos motores de busca.
Isso envolve a análise de métricas como o volume de tráfego orgânico que chega ao site, a taxa de cliques, posição nos resultados de busca e muitas outras que envolvem esse trabalho.
Com base nesses dados, o analista de SEO faz ajustes e otimizações para melhorar os resultados.
Também cabe ao analista de SEO fazer periodicamente uma auditoria de SEO no site, para identificar pontos que podem ser melhorados e corrigir eventuais problemas
Acompanhamento das tendências de SEO
O analista de SEO está sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças, que não são poucas, no universo do SEO em suas mais diversas dimensões.
Isso inclui o acompanhamento de atualizações de algoritmos dos motores de busca, novas técnicas de otimização e melhores práticas.
O analista de SEO ajusta suas estratégias de acordo com essas mudanças para garantir que o seu site esteja sempre otimizado.
Como você pode ver, as tarefas de um especialista em SEO no seu dia a dia são muitas, por isso mesmo esse profissional precisa se organizar bastante, para não perder o foco.
Por onde começa a formação de um analista de SEO
Em função da amplitude dos conhecimentos exigidos, a formação do analista de SEO não pode ficar restrita única e exclusivamente às regras e técnicas de otimização de sites, devendo ser abrangente e a atualização deve ser constante.
O primeiro passo é fazer um bom curso de SEO, como o que oferecemos na SEO MasterClass, que ensine muito mais do que apenas regras de otimização, mas também a forma de “pensar SEO”, ou seja entender o processo de otimização de sites como um todo, e não apenas como uma parte estanque da estratégia de marketing digital.
Para um bom resultado no processo de otimização, o analista de SEO precisa entender o comportamento do consumidor e sua jornada de aquisição no site da marca, os processos envolvidos e o posicionamento do trabalho desenvolvido, no funil de conversão criado para que se atinja uma determinada meta.
Outra dica importante para que deseja seguir a carreira de analista de SEO é acompanhar de perto sites de referência, como o Search Engine Journal, o blog da MOZ e o Search Engine Land.
A leitura dessas fontes ajuda a manter o analista a se manter atualizado em relação às técnicas mais avançadas e novas tendências do mercado. Se somos o produto do meio em que vivemos, nada melhor do que estar em um ambiente dominado pelo verdadeiros gurus do SEO mundial.
Além de aprender as técnicas de SEO, o candidato a analista deverá praticar, em um blog próprio ou um projeto pessoal, para vivenciar o dia a dia da carreira. A experiência é fundamental para a estruturação de uma carreira sólida e vitoriosa.
Mercado de trabalho para analistas de SEO
Se você está pensando em seguir carreira como especialista em SEO, temos uma ótima notícia. No mercado de trabalho em marketing digital, esse é um dos profissionais que tem um dos maiores níveis de remuneração.
O salário de um analista de SEO varia de acordo com a sua experiência, ou seja, seu grau de senioridade. Segundo o site Guia da Carreira, os salários se situam nas seguintes faixas:
- Analista de SEO Júnior – Profissional com pouca experiencia e em início de carreira, recebe entre R$ 2 mil e 4 mil por mês;
- Analista de SEO Pleno – Profissional já com alguma experiência na otimização de sites, tem como remuneração entre R$ 4 mil e R$ 7 mil por mês;
- Analista de SEO Sênior – Profissional com uma vasta experiência na área, conhecimentos avançados de técnicas e ferramentas tem um salário entre R$ 7 mil e R$ 12 mil mensais.
É importante ressaltar que os salários em marketing digital variam em função da localização geográfica, portanto é de se esperar variações.
Para complementar as informações que apresentamos aqui, sugerimos que você também leia o artigo Formação do Especialista em SEO, publicado aqui em nosso blog.
Como você pode ver, o analista de SEO precisa ser um profissional completo, o que certamente exige bastante dedicação, que é recompensada regiamente através de uma ótima remuneração e satisfação profissional. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle
Quanto ganha um analista de SEO?
Olá Sérgio!
A remuneração de um analista de SEO em início de carreira está em torno de R$ 2,8 mil segundo as informações mais recentes, mas esse valor varia muito conforme a região de atuação.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe SEO MasterClass